Categorias

20 Maio

Especialista explica como obter o diagnóstico para a doença celíaca e qual a alimentação adequada

A doença celíaca, também conhecida como enteropatia sensivel ao glúten, é uma patologia autoimune que afeta o intestino delgado de adultos e crianças geneticamente predispostos, pela ingestão de alimentos que contêm glúten. A nutricionista, Marcela Linces, explica que a doença causa atrofia das vilosidades da mucosa do intestino delgado, causando prejuízo na absorção dos nutrientes, vitaminas, sais minerais e água. "O dano consequente das vilosidades da mucosa intestinal resulta em má absorção potencial ou real de todos os nutrientes", esclarece.

De acordo com a especialista, a dieta deve ser isenta de glúten, através da exclusão de aveia, cevada, trigo ou centeio e ressalta que é preciso atentar para deficiencia de ferro, cálcio e vitaminas D. Ela explica que a deficiência de lactase geralmente melhora apos 6 meses de tratamento e como a maioria dos produtos sem glúten é pobre em vitaminas do complexo B, ferro e fibra dietética, deve ser avaliado a necessidade de suplementação.

Ainda segundo a especialista, atualmente, o único tratamento efetivo é uma dieta estritamente sem glúten, por toda a vida. Noventa por cento dos pacientes que são tratados com a dieta livre de glúten apresentam melhora dos sintomas em 2 semanas. Não existem medicamentos que previnam os danos e nem o corpo de atacar o intestino quando o glúten estiver presente. "A aderência estrita à dieta permite que o intestino se cure, com a regressão completa da lesão intestinal e resolução de todos os sintomas na maior parte dos casos. Dependendo de quão cedo a dieta começar, ela também pode eliminar o risco aumentado de osteoporose e de câncer intestinal", afirma. 

A nutricionista garante que é importante para que o paciente esteja consciente de quais os alimentos possuem glúten, que são seguros e como ter uma dieta equilibrada apesar das suas limitações. Ela lembra que atualmente estão disponíveis vários produtos livres de glúten e cada vez mais fabricantes produzem produtos para esse público, com sabor e aparência quase indistinguíveis de seus originais.

Posts Relacionados

20 Maio
Farinha de Banana + Chia

Conheça mais sobre os benefícios que a Farinha de Chia e a Farinha de Banana Verde podem trazer para a sua vida.

continuar lendo
20 Maio
Kit Termovida

Conheça um pouco mais sobre os componentes do Kit Termovida

continuar lendo