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20 Junho

Os benefícios da suplementação alimentar para a prática de exercícios físicos

É fundamental uma boa nutrição para quem busca saúde. A nutricionista Marcela Linces, afirma que a prática de exercícios, aliada à boa alimentação leva a resultados surpreendentes, chegando à conclusão de que uma está totalmente interligada à outra. De acordo com ela, estudos científicos demonstram que a performance e a saúde dos atletas pode ser beneficiada com a modificação dietética. "A suplementação alimentar deve, portanto ficar restrita a casos especiais, nos quais a eventual prescrição deve decorrer de profissionais qualificados, que são os nutricionistas e médicos especialistas", explica.

Segundo a especialista, a  nutrição direcionada aos atletas e praticantes de atividade física é essencial para garantir um bom desempenho e o alcance de resultados específicos como perda de peso, redução da porcentagem de gordura corporal, ganho de massa muscular, melhora da performance durante treino, dentre outros. 

A nutricionista cita e fala ainda dos benefícios de alguns produtos que são recomendados para a suplementação alimentar. O Pepto Pro, proteína do leite pré digerida, derivado da caseína, compostos por di e tripeptideos, apresenta rápida absorção pelo organismo, melhora o desempenho físico, ajuda a manter a resistência e o tempo de fadiga durante o exercício. Ele é recomendado durante ou após o exercício físico, na dosagem adequada, de acordo com a individualidade bioquímica, duração e tipo de atividade física.  

Outro exemplo citado por ela, é o Gama Oryzanol, extrato do óleo de farelo de arroz e que possui os mesmos efeitos dos esteróides anabólicos, mas que não é um anabólico por ser convertido em testosterona pelo organismo. É conhecido por aumentar os níveis de testosterona e estimular o o crescimento, além de ajudar a reduzir fadiga durante os exercícios. É mais efetivo como um suplemento antioxidante por neutralizar a liberação dos radicais livres, durante o exercício intenso. A dosagem também varia conforme dieta, objetivo, duração e tipo de atividade física. 

Marcela Linces Braga - Nutricionista, especialista em Nutrição Clinica. Formada na UNI-BH em 2006 e Pós graduada em Nutrição Clinica pela faculdade São Camilo em 2008. Possui cursos de aperfeiçoamento nutricional, dentre estes nutrição esportiva, fitoterapia e suplementação alimentar.

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