l

Ut wisi enim ad minim veniam, quis laore nostrud exerci tation ulm hedi corper turet suscipit lobortis nisl ut

Recent Posts

    Sorry, no posts matched your criteria.

Segunda à Sexta: 08h:00 - 19h:30 Sábados: 09h - 13:00h
(31) 98711-5856
Já somos 6 lojas pra melhor te atender
a

Farmácia Vida Natural

Vitamina D3 em individuos Obesos

Melhora a sensibilidade a insulina em pacientes com sobrepeso e hipovitaminose D.
Estudos apresentaram que a concentração sérica de 25 hidroxivitamina D(25[OH]d) esta invesamente associada a regulação deficiente de glicose, resistência a insulina, disfução das celulas β e risco de síndrome metabólica. Outras evidências têm demonstrado a relação entre a dificiência de vitamina D3 e diabetes tipo2. Além disso, notou-se que vitamina D3 pode desempenhar um papel fundamental na secreção e na sensibilidade da insulina.
A vitamina D pode ter efeitos favoráveis na sensibilidade a insulina através de diversos mecanismos, como aumento da ativação transcriocional e da expressão do gene do receptor da insulina, aumento da ação da insulina e os sinais transucionais via regulação de cálcio extracelular e regulação da apoptose das células beta mediadas por citocinas, um inportante fator relacionado a progressão e desenvolvimento da diabetes tipo 2.
Em um estudo anterior, foi relatada uma correlação direta entre a concentração de 25(OH)D e a sensibilidade a insulina, avaliada pelo clamp eugilicêmico, sugerindo que a deficiência de vitamina D poderia piorar a resistência a insulina relacionada a obesidade.

Outras Evidências sobre o uso de Vitamina D

Um estudo com 5.677 pacientes com intolerância parcial a glicose mostrou a suplementação com vitamina d3 aumentou a sensibilidade a insulina(Talaei et all.2013)
Comparação das características bioquimicas em pacientes com Diabetes Tipo 2 antes e apos o tratamento com Vitamina D3 durante 8 semanas:

Variáveis Antes do Tratamento Depois do Tratamento Valores de P

niveis
de insulina 10,76 8,6 0.02
(μ/mL)

Indice
HOMA-IR 3,57 2,89 0,008

Niveis de 43,03 60,12 0,02
Vitamina d
(ng/mL)

Estudo Comprova

Vitamina D melhora sensibilidade a insulina em pacientes saudáveis com sobrepeso.
Esse estudo teve como objetivo investigar os efeitos da suplementação de vitamina D3 combinada com uma dieta hipocalórica da sensibilidade a insulina em pacientes com sobrepeso e hipovitaminose D (Cefalo et al.,2018)
Para isso 18 individuos não diabetícos com deficiência de vitamina D3 e IMC> 25Kg/m foram randomizados (1:1) de maneira dupla-cega. Os pacientes foram submetidos a uma dieta hipocalórica e receberam os três meses a seguinte posologia:

grupo 1 grupo2

Vitamina D3 – 2500 UL Placebo
Dose semanal Dose semanal

Foram avaliados parâmetros antropométricos, composição corpórea, intolerância a secreção de insulina.

Resultados

O peso corpório reduziu de maneira significativa nos dois grupos(-7,5% no grupo 1 e -10% no grupo do placebo; p<0,005 para ambos):
Os niveis de vitamina D aumentaram de maneira significativa no grupo1(de 36,7mol/L para 74,8 nmol/L; p<0,001);
A sembilidade a insulina no grupo 1 melhorou( de 4,6 para 6,9mg-kg-1min-1;p<0,001) no grupo placebo não foram observadas alterações significativas(de 4,9 para 5,1mg-kg-1min-1;p<0,84).

Conclusão

A suplementação de vitamina D3 combinada com um programa de restrição calórica melhorou de maneira significativa a sensibilidade a insulina em pacientes saudáveis e com sobrepeso.

Post a Comment

Vida Natural
Acesso a área restrita

close-link